Dicas para te ajudar a economizar dinheiro

Sabemos que economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, ainda mais se você ganha pouco. Talvez o sonho de fazer aquela viagem que você sempre quis, comprar um carro ou um imóvel pareçam estar longe, não é? Quando você pensa em poupar dinheiro vem logo seguido de uma desculpa do tipo: “Quando eu ganhar mais eu vou começar a guardar”, “Me sobra pouco dinheiro, nem compensa poupar”… Olha, eu tenho uma noticia, se você continuar pensando assim nunca vai conseguir poupar seu dinheiro. Bom, as pessoas já sabem o que fazer nas suas finanças para economizar mais dinheiro, é como emagrecer, o que você precisa para emagrecer? “Ah, eu preciso comer menos besteiras e ter um gasto calórico maior”. Para as suas finanças não é muito diferente, as pessoas sabem o que fazer (gastar menos e poupar mais), mas não fazem. A primeira coisa que deve fazer é uma mudança de hábitos, se você não tem o costume de poupar dinheiro e gasta mais do que ganha aqui vai algumas dicas.

  • Tenha um objetivo: Para mim é a dica mais importante. Sem uma meta você não terá ânimo para fazer o que é necessário para economizar. Trace um objetivo específico, tenha um motivo para economizar, seja comprar um carro, um apartamento, aposentadoria, liberdade financeira.
  • Faça um levantamento de quanto você ganha e quanto você gasta: Fazendo um levantamento das suas despesas, será mais fácil realizar o reajuste das suas finanças. Você pode se surpreender com o tanto que você gasta com coisas sem importância. Dentre os gastos que você levantou, separe-os em dois tipos “Gastos Essenciais” (Conta de luz, roupas, alimentação, internet) e “Gastos Não Essenciais” (McDonald’s, Netflix, Spotify, TV por assinatura).
  • Viva um estilo de vida que se adeque a sua realidade: Não adianta você cortar os gastos não essenciais e ter os gastos essenciais muito alto, as despesas obrigatórias também devem ser ajustadas. Se você só compra roupas caras, come nos lugares mais caros, paga internet de altíssima velocidade e paga muito mais por isso é melhor rever esses gastos. Você realmente precisa disso? Você não pode viver o estilo de vida que você não tem (infelizmente).
  • Esteja preparado para imprevistos: Crie um fundo de emergência. Após cortar os gastos desnecessários e ajustar os gastos essenciais, você terá uma grana sobrando, invista esse dinheiro em alguma aplicação financeira com liquidez diária, como o Tesouro Direto por exemplo. Fazendo isso, caso haja alguma emergência (desemprego, gastos com carro, etc) você terá um dinheiro sobrando para ter de onde pegar e seu objetivo não ficará tão abalado.

Essas são algumas dicas, mas caso você se interesse mais pelo assunto, recomendo o livro “Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker“, esse livro me ajudou a mudar um pouco o meu mindset, talvez te ajude também.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*