Como a autorresponsabilidade pode mudar a sua vida

É muito cômodo transferir a culpa quando algo de errado acontece em nossas vidas, porém não é útil.

A autorresponsabilidade é assumir que tudo que acontece em nossas vidas (sucesso ou fracasso) é unica e exclusivamente culpa nossa. É admitir que consciente ou inconscientemente aquilo que colhemos foi o que plantamos.

É fácil perceber quando alguém não esta sendo autorresponsável:

  • A pessoa se coloca no papel de vítima: O indivíduo não acredita que é ele mesmo que conquista o seu sucesso ou o seu fracasso.
  • A culpa sempre é dos outros: Quando algo de errado acontece na vida dessa pessoa, a primeira coisa que ela faz é procurar algum culpado, sem nunca olhar para si próprio. O indivíduo sempre transfere a culpa pela sua falta de sucesso (isso serve para qualquer área da vida, depende do objetivo de cada um) na empresa, no patrão, no governo, nos pais, no marido, na esposa, em Deus.
  • Reclamações constantes: Se queixar é algo constante para essas pessoas. Quantas vezes você já ouviu alguém ou até mesmo se pegou reclamando? “Ah, isso nunca vai dar certo!”, “Ah, meu emprego é muito chato!”, “Ah, eu nunca tiro notas boas na faculdade!”. Mas quer saber de uma coisa? Nós temos o que merecemos. Nós colhemos o que plantamos. Nós temos o total controle de nossas vidas. Se algo não esta dando certo em nossas vidas, nós temos a escolha de mudar isso. A maior parte das pessoas acredita que não tem escolhas, que não tem alternativas para sair de tal situação. Quando você reclama você está focalizando aquilo que está indo mal em sua vida, e aquilo que focalizamos se expande, ou seja, você passará a receber mais daquilo que está indo mal. Ao invés de reclamar, aja, faça algo para melhorar a situação que está agora. Você acha que ganha pouco no trabalho? Primeiro melhore profissionalmente e saia em busca de um aumento ou de uma promoção. Suas notas não vão bem na escola ou faculdade? Estude e dedique-se mais. Você está acima do peso e esta insatisfeito com isso? Faça exercícios físicos e faça uma dieta. Nós sempre temos escolhas para mudar aquilo que não esta indo tão bem em nossas vidas.

Ser autorresponsável não é uma tarefa fácil, mas assim que adquirida você terá o total controle da sua vida e se permite desenvolver e crescer em qualquer aspecto da sua vida. Tente colocar em prática os tópicos que colocarei abaixo:

  • Quando pensar em  criticar outras pessoas, cale-se;
  • Quando for reclamar de algo, não reclame, dê sugestões.
  • Não busque culpados, busque soluções.
  • Não se coloque no papel de vítima, coloque-se no papel de vencedor.
  • Não justifique seus erros, aprenda com eles e aja para melhorar.

Assuma que tudo que acontece em sua vida é culpa sua, não crie o hábito de transferir a culpa sempre que algo de ruim acontece em sua vida. Aprenda com seus erros e aja para evoluir.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*